terça-feira, 12 de março de 2013

Suspensão (esportiva e legalizada) ...(com imagens)

   Estou tentando entender toda a sistemática de suspensão do Chevette. Como já disse, sou iniciante em mecânica, sou mais curioso e entusiasta, antes de tudo!!! Mas estou ficando satisfeito com meus resultados.


   Para facilitar a todos, estou fazendo uma relação de todas as peças que compõe a suspensão dianteira e traseira do carro, com referência em um catálogo que achei no site http://pt.scribd.com/doc/101876596/Catalogo-Techsus-Suspensao-e-Direcao-2012.

   Então vamos lá, suspensão dianteira e direção:

- 02 Bandejas Superiores com buchas; ( R$ 109,00 cada)

- 02 Bandejas Inferiores com buchas; (R$ 96,00 cada)

- 02 Pivôs Superiores; (R$ 51,00 cada)

- 02 Pivôs Inferiores; (R$ 48,00 cada)



- 02 Coxins Motor; (R$ 22,00 cada)

   Até aqui, tudo comprado, gastos R$ 652,00 no total. Falta ainda:

- 02 Amortecedores Dianteiro (preparados);
- 02 Amortecedores Traseiros (preparados);
- 01 Jogo com 04 molas (preparadas).

   Esses 08 itens não incluem os parafusos e os batentes, e custam em torno de R$ 550,00, na BLACKZ (cujo a qualidade estou pesquisando):


   Estou pesquisando a forma de legalizar a suspensão esportivas e não é difícil, é trabalhoso, mas vamos as dicas:

- Compra a suspensão com NOTA FISCAL (OBRIGATÓRIO) e LAUDO DO FABRICANTE (OPCIONAL, MAS É BOM);
- A altura mínima é de 53 centímetros entre o chão é o para-choque, mas ainda não descobri se essa altura é da base ou do topo do mesmo, a informação não é clara;
- A suspensão só pode ser do tipo FIXA (OBRIGATÓRIO), as demais suspensões (AR COMPRIMIDO e ROSCA) não são legalizadas. Porquê? Por que segundo especialistas ambas podem sofrer influências externas e causar acidentes. Para quem não sabe a suspensão a AR COMPRIMIDO precisa ser instalada com bolsas de ar (que podem romper, rasgar) e solenóides (válvulas, que podem vazar e dar diferença entre alturas em todas as rodas). Apesar dos riscos e dos baixos índices relatados, pode acontecer! E a suspensão tipo ROSCA, pode desenroscar e quebrar, ou soltar. Pelo menos essa foi a explicação dada a mim...o fato é que só a FIXA legaliza!
- Na instalação mais uma regra, tem que ser instalada por EMPRESA DO RAMO, com emissão de NOTA FISCAL DO SERVIÇO (OBRIGATÓRIO);
- Após, tem que ser feito um LAUDO DO INMETRO, que geralmente é feito nos mesmos lugares que são feitos laudos de carro à gás. Aqui no Rio de Janeiro, essa "vistoria e emissão de laudo" custa, em média R$ 200,00;
-  Após tudo isso, pegar as notas fiscais do produto e da instalação, o laudo do INMETRO, pagar ainda um DUDA - Documento Único de Arrecadação (que pode ter outro nome, em outros estados), em torno de R$ 100,00, e fazer a vistoria, normal (aqui no Rio a vistoria era anual, e aos pouco está se tornando bianual, ou seja, de 02 em 02 anos). No documento sairá em observações o item "suspensão".
- Se for colocado rodas esportivas, tem que ser pago 02 DUDA, mas a vistoria e laudo do INMETRO é um só!

   A direção será tratada em um post a parte, pois ainda preciso decidir se irei recondicionar a minha, se comprarei uma recondicionada, enfim... os reparos estão disponíveis, mas fazer algo que não se tem segurança, é complicado...principalmente um item dessa importância. Não seja arrogante, procure que sabe fazer...na dúvida, compre feito, com recomendações, indicações e garantias possíveis!

   Forte abraço à todos!!!

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